Pages

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Psicologia: O que é e Como Surgiu

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

Nasceu na segunda metade do Séc. XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países. Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, para outros, a Psicologia Social surge nos últimos anos do séc.XIX. E a etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento).

Atualmente, a Psicologia pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações, como: Psicologia Experimental,  Psicologia da Personalidade, Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Organizacional, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Esportiva, Psicologia Forense, Neuropsicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário